quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Biblioteca: conquiste a rede


Até aqui, temos nos concentrado bastante em aspectos de "como fazer" o blog, naquelas dimensões expostas na "receita da postagem" -- fotos e imagens, textos, vídeos e música/sons (aqui). Porém, é importante ampliar leituras, mais ou menos conceituais, a respeito do universo dos blogs. Isto pode nos levar a melhores reflexões e caminhos para fazer um blog escolar ou educativo.

Nessa perspectiva, vou inserir, de tempos em tempos, algumas postagens com indicações bibliográficas, de livros, artigos e outros textos, sobretudo quando os mesmos estiverem disponíveis na rede. Depois compilarei as referências numa página deste blog, só para elas.

Vou começar esse trabalho com a indicação do pequeno livro, da série "Conquiste a Rede", sobre blogs, de Carmen Foschini e Roberto Romano Taddei. O livro, publicado em 2006 (quando o tema dos blogs estava no auge), não aborda diretamente o uso de blogs em educação, no entanto, tem várias recomendações úteis para quem deseja criar e manter um blog -- por exemplo, sobre o cuidado com a língua, a necessidade de encontrar um estilo, possíveis tipos de postagem que um blog pode ter, etc. O índice do livro está como imagem na abertura desse post, e você pode baixá-lo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário