sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Colocando dados de planilhas no blog



A planilha acima é um exemplo de como é possível integrar um arquivo desse tipo a um blog, com uma característica bastante interessante: a atualização dos dados publicados na postagem, conforme os mesmos são alterados (editados) na planilha pelo seu criador.

O exemplo mostra uma situação em que o professor mostraria os conceitos, mas -- valendo a pena refletir se isso é conveniente ou não -- outros tipos de dados variáveis podem ser colocados em planilhas que sejam continuamente atualizadas. Assim, pode-se apresentar faltas, aspectos do planejamento de um projeto, tarefas a serem executadas em certo tempo pelos alunos, etc.

O caso da apresentação de conceitos é interessante aqui para explicar a possibilidade utilizar fórmulas que gerem o conceito final, usando a planilha do GDocs. Em verdade, é o mesmo princípio do Excell e outros programas de planilhas. A vantagem de utilizar a planilha do GDocs decorre da relativa facilidade com que ela pode ser inserida numa postagem.

Os passos são os seguintes:

1) Criar ou subir (fazer upload) de uma planilha (tela abaixo);


2) Caso a planilha seja criada, digite os dados, eventualmente usando cores para linhas ou colunas. No caso (tela abaixo), está sendo colocada uma fórmula na coluna F (na célula F2). A partir dela, o programa calculará o conceito final, conforme o parâmetro estabelecido pelo usuário. Perceba que, neste exemplo as "avaliações" terão o dobro do valor (na média final) dos trabalhos (por isso são multiplicadas por 2) e a divisão é por 6, em função desses pesos estabelecidos. Se todos os conceitos tivessem o mesmo peso, a avaliação final corresponderia simplesmente a uma soma dos mesmos e (no caso) a uma divisão por 4. Naturalmente, cada professor poderá criar uma fórmula mais coerente com seu trabalho.


3) Não esqueça de salvar a planilha e note que para "exportar" a fórmula para outras células, basta clicar e arrastar o ponto assinalado abaixo para as células que receberão essa fórmula.

 

4) Uma vez que você queria publicar a planilha para colocar no blog, siga o caminho Arquivo > Publicar na web, como destacado abaixo.


5) Também aqui você terá que permitir o compartilhamento na web ("Publicar na web"), para colocar no blog, a partir da tela de opções que surge (abaixo). Ao final, clique em Salvar.


6) Se deseja que a planilha seja atualizado conforme são feitas atualizações, anote "Republicar automaticamente quando houver alterações", no campo superior da tela abaixo. No caso querer colocar a planilha no blog, você deve, na parte "Estabelecer link para os dados publicados", escolher a opção "HTML a incorporar em uma página".  Por fim, copie o código, como assinalado e cole-o no espaço da postagem de seu blog..

Nenhum comentário:

Postar um comentário