sábado, 5 de novembro de 2011

Templates (Modelos) para o Blogger


Os Templates ou Modelos são simplesmente os padrões gerais de layout do site: largura da postagem, número de colunas, formato do cabeçalho, elementos, bem como aparência, em termos de imagens de fundo ou não, ícones, cores, etc.

Quando se começa a blogar, as opções padrão de um serviço como o Blogger parecerão, provavelmente, suficentes. Porém, com o tempo, alguns querem personalizar ou dar nova aparência ao blog.

Isso é uma operação mais avançado e pode ser válido que um professor que queira testar elementos, tanto de Modelos ou outras inovações, tenha uma blog de testes. Se não, que sempre lembre de fazer o backup do Modelo que usa, antes de fazer qualquer alteração no mesmo. Isto é recomendável, pois se alteração for indesejada, após a verificação e avaliação, ou provocar algum tipo de problema, pode-se restaurar o Modelo original fazendo o upload do mesmo (que tinha sido antes salvado no próprio computador pelo usuário).

De qualquer modo, alguns sites oferecem opções de Templates (Modelos) gratuitos para o Blogger. Segue uma lista abaixo:

É interesse ver sites como esses, nem que seja para ter novas ideias e, porventura, tentar implementá-las no próprio blog. Cabe notar, também, que geralmentes esses sites têm tutoriais explicativos para a aplicação dos modelos que disponibilizam.

Além disso, sobretudo quando são feitos blogs educativos bem específicos, para projetos em particular, pode ser útil ter um layout que remeta ao tema trabalhado. Por exemplo, em postagem posterior mostrarei um blog que trata, de maneira educativa, da doação de sangue. Talvez um Modelo com elementos médicos ou de saúde fosse interessante. Também, em casos como esses, é uma atividade válida fazer com que os alunos pesquisem e escolham um Modelo que seja mais adequado a algum blog que seja realizado em contexto escolar. A escolha democrática e participativa seria um elemento da própria aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário