quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Propriedades de links


Podemos usar o NVU, ou outro editor HTML (para a construção de páginas web), para fazermos ações, quando não sabemos como fazer no código.

No caso, gostaria de ensinar em codificação algo útil para links, que o NVU também faz (veja a imagem acima), que é a definição de um modo para o link ser aberto. Isto é, o link, pode ser aberto na janela em que estamos (usa-se o atributo "_top", "_parent" ou "_self") ou em uma nova janela (ou guia, depende do navegador), com o uso de "_blank". Esses atributos são os valores de "target" (alvo) e são colocados na codificação do link, conforme se segue. Teste os links para perceber melhor as diferenças

<a target="_blank" href="http://rromancini.blogspot.com">nova janela/guia</a><br> => nova janela/guia

<a href="http://rromancini.blogspot.com" target="_top">mesma janela/guia</a><br> => mesma janela/guia, abrindo em toda tela,

<a href="http://rromancini.blogspot.com" target="_parent">mesma janela/guia (quadro principal)</a><br> => mesma janela/guia (quadro principal)

<a href="http://rromancini.blogspot.com" target="_self">no quadro atual </a> => na mesma janela, sobre o quadro atual

A principal da diferença está entre "_blank" e os outros tipos de definição, que dependem de características da página (a existência de quadros ou não) para evidenciaram mudança perceptível.

De qualquer modo, o uso de "_blank" é uma estratégia para, quando colocamos links, fazermos com que a janela do blog não seja fechada, e eventualmente "perdida" pelo leitor. Alguns consideram ruim esse atributo, no entanto, acredito que ele possa ajudar muitos leitores que, às vezes, saem de uma página sem querer e depois têm dificuldade em reencontrar o conteúdo.

Aproveitando que estou falando de atributos de link, outra possibilidade é o uso de "title" que funcionará da mesma forma que esse atributo nos casos de textos (leia aqui) e imagens (aqui). (Aliás, coloquei o valor "_blank" em ambos os links.)

Ou seja, quando o mouse fica algum tempo sobre a imagem que possui a marcação com "title", mostrará determinado texto.

Por exemplo: Link

A codificação é a que está abaixo:

<a title="Leia o blog Vivendo e Aprendendo" href="http://rromancini.blogspot.com>Link</a>

Nenhum comentário:

Postar um comentário