sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Plano de estudo - "receita" da postagem


Resolvi, para facilitar o estudo, organizar a unidade em três subgrupos: (1) questões conceituais que precedem a criação de um blog, (2)o que é necessário saber sobre a configuração do Blog, de maneira geral, no que estará relacionado com sua aparência e funcionalidade e (3) o que é importante quanto a uma postagem em particular.

Na verdade, os três planos de estudo se cruzam, mas acho que assim facilita, para quem está começando.

No terceiro nível, que é o mais prático, há aspectos importantes para saber quanto a uma postagem em relação a:
  • Textos
  • Música e Sons
  • Vídeo
  • Fotos e imagens

Uma postagem pode ter todos esses elementos, ou apenas um. O importante é conhecer as várias opções e possibilidades dentro de cada grupo.

Em todos eles, há aspectos mais básicos e outros mais avançados. Vou tentar passar pelos dois níveis. Algo básico (em relação ao texto, mas também a fotos e imagens), por exemplo, é a inserção de link.

Assim, começo já ensinando como inserir um link em texto e foto.

Irei colocar um link na palavra "Mapa mental", remetendo o leitor ao mapa que criei, acima. É simples: escrevo o texto e depois o seleciono-o e clico no botão Link, que fica acima, nas opções de edição da postagem. Na janela que se abre, coloco o endereço (âncora) do link e depois clico em OK.



Pronto, fica assim: Mapa mental.

Mas eu posso querer que uma imagem também funcione como link, quer dizer, clicando nela eu vá para alguma página. O procedimento é o mesmo, só que ao invés de selecionar um texto, se seleciona a imagem, antes de clicar no botão Link.

PS: o mapa mental acima, foi feito no programa gratuito Mind Map.

Nenhum comentário:

Postar um comentário