sábado, 8 de outubro de 2011
Plano de estudo - forma e configurações do blog
Depois da definição das questões mais conceituais sobre o blog (natureza e objetivos) e possível começar a construi-lo.
Se ainda não existe conta no Gmail da escola ou do grupo que fará o blog, é necessário criar uma. Isso irá permitir que se crie o blog no Blogger, também chamado de Blogspot.
A criação é bastante simples e intuitiva. Porém, já aí existe uma decisão importante a ser tomada: quem terá senha e/ou administrará: o professor, os alunos, os alunos e o professor? Essa decisão irá depender da natureza e dos objetivos do blog, questões que devem ter já sido pensadas.
Outro ponto, eminentemente ligado às configurações (ou funcionalidades) do blog, é quanto a quem irá ver: só quem é convidado ou será um blog público? É possível mudar essa configuração facilmente. Se o grupo não tiver muita segurança de querer se expor na internet, pode ser válido começar o blog como algo só para convidados e, talvez depois, deixar que a visualização seja geral. (Os passos dessa operação serão explicados depois.)
Monterizar, isto é, permitir que o Google coloque anúncios ou não? Minha tendência é que não, pois não sei se cabe a um blog educativo ter fins comerciais. Também, ninguém deve esperar ficar rico, nem ganhar muito dinheiro com a monetarização. Então, muita coisa pesa contra ela. Em todo caso, como sempre, deve ser uma opção do grupo, tomada com responsabilidade.
Sobre o Layout ou Modelo que o blog assumirá as opções são muitas e há várias decisões interessantes para serem tomadas, de modo a que o blog fique o mais condizente com o que se deseja, em termos visuais e, também, de recursos. Como o assunto é longo, nas postagens seguintes ele é detalhado, nas questões mais centrais.
PS: o mapa mental acima é detalhado aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário