Existem muitos tipos de blogs educativos (de educadores, pessoais de professores e talvez alunos, de instituições, blogs voltados a aspectos mais específicos ou gerais da educação, podendo ser coletivos ou individuais, etc.).
O blog escolar é, então, um dos tipos possíveis de blog educativo. Ele é escolar por ser desenvolvido em uma escola, voltando-se a ela e seus alunos prioritariamente.As possibilidades são variadas e conforme são concebidos seus objetivos e natureza, outras questões de conteúdo devem ser estabelecidades. Nesse caso, dizem respeito sobretudo às postagens e comentários.
No plano da natureza, simplificadamente, pode-se dizer que existem blogs escolares que são:
- Da própria escola.
- De uma disciplina.
- De um projeto.
- Aprender / construir conhecimentos.
- Informar (alunos, professores, comunidade).
- Dar voz: permitir colaboração e favorecer participação.
- Compartilhar (arquivar) recursos (e trabalhos) educativos.
No entanto, um blog que comece, desde o início, como blog da escola irá ter um direcionamento diferente daquele que é, por exemplo, voltado a um projeto. Neste caso, a função de portofólio que um pode ter é bem mais conveniente do que num blog da própria escola.
É claro, por isso, que os objetivos têm forte relação com a natureza do blog e, sem serem mutuamente exclusivos, dependendo da natureza do blog alguns serão mais importantes que outros.
Feita a reflexão sobre a natureza e objetivos do blog, cabe pensar em que como serão as postagens e comentários: só do(s) professor(es), só do(s) aluno(s) ou de ambos?
PS: o mapa mental acima pode ser visto aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário