sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Embutindo um vídeo do YouTube (e link profundo)



Colocar um vídeo do YouTube num blog é algo relativamente simples e até bem conhecido. Vou recapitular, porém, falando de algo que nem todos sabem, que é possibilidade de só começar a reproduzir um vídeo a partir de determinado tempo.

A inserção do vídeo começa com o clique no botão "Compartilhar" (destaque amarelo, acima). Depois, se clica no botão "Incorporar" (verde, acima). Isto abrirá a caixa com o código, e algumas opções a respeito do vídeo, como o tamanho do tocador. Se o usuário muda algum padrão, o código muda.

Enfim, copiado o código, ele é colado no espaço da postagem e permitirá inserir o vídeo na mesma.

Agora, para criar uma reprodução a partir de determinado ponto, deve-se usar o que o YouTube chama de "link profundo", que é simplesmente a inserção do parâmeto #t= seguido do tempo em minutos e segundos, quanto ao início do vídeo, por exemplo #t=1m05s.

Daí, no caso do player incorporado, isso é colocado no final do código, como se segue (veja o negrito).

<<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/jQ9nUQslB9Q#t=1m05s" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>>

No blog de Mirian Salles, ela deu uma dica interessante de um site chamado Splicd, que permite ao usuário não apenas definir um início para o vídeo, mas também um término. O serviço, no qual devemos colar a URL do vídeo do YouTube, gerará um código que também poderá ser colocado num blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário