domingo, 16 de outubro de 2011

Mapa conceitual sobre blogs escolares 1.1

Reconceitualizei um mapa conceitual sobre blogs escolares. Na verdade, não mudou tanto, em relação a um anterior (aqui).

Porém, me dá a chance de falar de algumas tecnicidades importantes:

1) fiz o mapa num programa de desenho vetorial (como o antigo Corel Draw! ou "corelpau" para os mais antigos -- ele travava muito, sobretudo em máquinas com pouca memória). Acredito que, de maneira geral, desenho vetorial é mais difícil que o desenho em programas de tratamento de imagem, que geram arquivos bitmap. (Se não entendeu o que eu disse aqui, veja a aba sobre "Edição de fotos". Lá há um curso que fala de um programa que gera arquivos desse tipo -- o Photoshop é também um exemplo.)

2) bem, o arquivo vetorial não é exatamente amigável para a web, tem que ser convertido. Transformei em PNG, que, como expliquei (aba "Edição de fotos", etc.), gera arquivos com transparência. Porém, no caso, a transparência deixaria a imagem acima (no tipo de fundo desse blog) praticamente ilegível, por isso, coloquei um fundo branco -- mesmo preservando a transparência (deixei a borda da imagem arredondada para que ela seja percebida mais facilmente).

Então, a lição a tirar é que se você tem uma imagem e quer transparência, mas não em tudo, pode colocar fundo branco na última camada  (aba "Edição de fotos", etc.), mas não esqueça de tentar cortar (ou já produzir) a imagem deixando a borda com a transparência (sem o fundo branco).

3) imagens que têm texto são melhor lidas na tela quando estão no blog ou site, exatamente do tamanho com que foram criadas. Em blogs (o Blogger sem dúvida) há uma perda apreciável de qualidade, estando maior ou menor.

Então, se quer que o texto tenha qualidade, atente a esse detalhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário